Para iniciantes...

Aqui vai algumas dicas para quem está começando no feltro.

O feltro é classificado como não tecido em muitos lugares, mas pra mim é tecido e pronto.. rs
Por ser de origem sintética ele derrete em contato com o fogo, logo não deve ser passado à ferro em temperaturas muito altas, por exemplo, pois além de ficar todo desmilinguido ainda vai grudar no ferro.
Passa-se o feltro se estiver muito amassado, ou para aplicação de termocolante, sempre em temperaturas amenas ou com um outro tecido por cima.

O feltro tem o lado certo e o lado avesso, mas tem gente que acha que o certo é o avesso e que o avesso é o certo... eu acho que é assim:


A parte que tem mais "furinhos" eu acredito que seja o avesso... pois o outro lado é mais liso... e na minha opinião é o certo porque fica mais bonito.
No fim das contas cada um decide o seu... rs

O feltro é um material que cega tesouras com muita facilidade, por isso eu sempre deixo as tesouras escondidas, pra ninguém usar em outros materiais e acabar cegando de vez minhas preciosas.
Tesoura de feltro é só de feltro!


Eu gosto de ter vários tamanhos de tesouras.. Nunca se sabe o que a gente precisa cortar nessa vida...rs


A linha eu prefiro a de pesponto, mas é meio complicado achar todas as cores. Elas são um pouco mais fortes que a de costura, sem perder a delicadeza do ponto. E na hora que faz o tão temido nó.. ela é muito mais fácil de soltar.


Eu só conheço duas marcas de linha, a costuratex e a drima. 
Só da marca drima que achei esse lilás bonito.
Mas você ainda pode usar linha de costura, meada ou de croché.

Agulha eu uso entre o número 7 e oito.


Não pode ser muito grande, pois dificulta a passagem no feltro e deixa furos enormes.. se você precisar desmanchar a peça, isso vai ser um problema.

Cola... eu sou apaixonada por cola quente.. Já colei até tomada com ela. É a solução pra quase tudo na vida.
É sério.
Eu gosto de usar a cola quente no feltro, porque ela cola muito mais rápido. Não tenho muita paciência pra ficar esperando a cola secar.. rs
E o mais legal é que ela cola super bem... mas dá pra descolar!
- Tá doida? Bebeu?
- Nãoooo....
É so encostar o bico da pistola quente onde foi colado... sem apertar... o calor do bico vai derretendo a cola e você consegue desgrudar a peça!
Lindo né?
Por isso que eu sou apaixonada por ela...



Eu uso a pistola azul ou a rosa.. porque elas não ficam vazando como as pretas.
O refil de cola eu sempre procuro comprar a mais transparente possivel ou puxada para o branco... pois se ela for amarelada, com o tempo sua peça fica escurecida onde foi passado a cola.


Mas você também pode usar a cola de silicone líquida e colas de contato.. só é necessário um pouco de paciência para esperar a cola secar... e as vezes é preciso ficar segurando... massss você não corre o risco de se queimar com a cola quente..

Os moldes eu gosto de passar para o acetato... como ele é durinho, não estraga tanto com o uso. O acetato que eu uso é aquele de fazer encadernação, compro o pacote com 50, no tamanho de uma sulfite e tem em várias cores.


Eu marco os moldes no feltro com caneta esferográfica comum e corto por dentro do risco, de maneira que não apareça a marca da tinta.


Mas você pode usar também caneta de tecido. Tem umas que até apagam... mas eu nunca usei.
No feltro escuro eu uso lápis aquarela branco ou tinta dimensional branca (sem apertar muito).


Aliás eu uso essas tintas para fazer olhinhos... bocas e detalhes também.
Como ela tem um bico fininho, é ótima para fazer esse tipo de serviço!


O enchimento eu gosto de usar o siliconado, ou importado.
Mas também tem o nacional.


Agora com todas essas dicas é só colocar a mão na massa!

Beijokas da Fatíma


Comentários

Postar um comentário