Tirando fotos dos produtos


Vocês me perguntam muito e eu montei um tutorial rapidinho de como eu tiro as minhas fotos.
Lembrando que: eu não sou profissional da área de fotografia, muito pelo contrário!!
Estou tentando aprender alguma coisa por conta própria… mas acho que são dicas super simples que vão auxiliar muitas de vocês. Afinal uma foto bem tirada atrai muito mais clientes!


EQUIPAMENTO

Aqui no ateliê eu uso o meu celular mesmo para tirar as fotos. Quando comprei dei preferência para a câmera e não para o modelo (que coubesse no meu orçamento). A minha tem resolução de 13 MP e tem uma função muito legal que é aumentar a luminosidade na própria tela.
Caso você não tenha um celular bom, ou uma câmera, peça emprestado! De algum familiar.. amigo.. tire as fotos, salve no computador e devolva. Eu mesma fiz muito isso no começo, quando não tinha dinheiro para investir em um bom celular.
Mas mesmo que o seu celular não seja o melhor, algumas dicas abaixo podem te ajudar!


ILUMINAÇÃO

A primeira coisa que uma boa foto precisa ter é iluminação.. Fotos escuras não chamam atenção e não ficam muito bonitas também. O melhor tipo de luz é a natural, aquela que temos durante o dia.
Eu particularmente não gosto da luz do sol muito direta, então escolho um lugar perto da janela, dentro de casa e que esteja bem claro. Aqui esse cantinho é perto da janela do meu ateliê.
Não gosto de tirar fotos à noite, com luz artificial, geralmente elas perdem muita qualidade.

FUNDO

Nunca tire foto das suas peças no chão ou em lugares sujos. Isso deixa não só a sua peça, como seu trabalho com aspecto de desleixo, o que não é nada bom.
Escolha um fundo que destaque sua peça e que seja bonito.
Eu sempre opto pelo simples: uma cartolina branca. Você também pode usar outras cores de fundo, pode usar também tecidinhos lisos ou com estampas pequenininhas e claras, E.V.A., madeira, etc..
Você também pode deixar sua foto com “Fundo Infinito”, aquele que não tem uma divisão entre a mesa e a parede.
É assim que eu faço por aqui:


CENÁRIO

Você pode optar por tirar a foto da sua peça ou colocar alguns elementos para fazer um cenário.
Os elementos são importantes para que o cliente possa ter uma noção do tamanho da sua peça também. Você pode usar nas fotos mais simples uma régua, a sua mão, tubos de linhas.. Assim as pessoas conseguem assimilar mais ou menos o tamanho da peça que vai receber, além de dar uma composição mais bonita para a foto.
Nessa foto da coruja eu utilizei um vasinho rosa, onde coloquei um pouco de enchimento dentro e algumas folhinhas, que comprei já recortadas, no topo.


Depois mesclei florzinhas de papel, que também já comprei prontas e arrumei no vasinho, deixando-as mais pra frente, para a parte que ia aparecer na foto.


Utilizei alguns outros elementos como linhas, tesoura, meia pérolas e flores artificiais um pouco maiores também.

VARIEDADE

Nem sempre as fotos ficam boas de primeira, então é necessário tirar muitas fotos, de muitas posições, para no final escolher qual ficou melhor.
Tire de vários ângulos, de cima, de lado, de frente. Coloque a peça na esquerda, na direita, no centro.
Outro truque é colocar a peça um pouco à frente e deixar o foco nela, assim a câmera desfoca o fundo naturalmente.
Caso sua peça não fique em pé sozinha, utilize algo atrás, para dar apoio, como um tubo de linha ou um alfinete de modo que fique bem atrás da peça e não apareça na foto.


EDIÇÃO DE IMAGEM

Apesar do meu celular já ter um programa de edição, eu gosto de editar as imagens no APP Instagram.
Nele você pode usar os filtros já existentes ou fazer tudo manualmente. Eu gosto de fazer a edição no manual, aumento a luminosidade, um pouco na temperatura e sombra.
O bom do Instagram é que as imagens acabam ficando sempre do mesmo tamanho. Você pode escolher o formato quadrado ou retangular.
Existem outros aplicativos para edição de imagem, colocar borda, texto e também o logotipo nas fotos:
  • Cymera
  • Canva
  • Picsart
  • Desygner
  • Watermark
  • Photoscap
  • Photogrid
  • Salt
  • Fonteee
  • Cover Photo Maker
O ideal é baixar e testar o que mais gostar.

RESULTADO:




Lembre-se: a foto do produto é que vai despertar o interesse dos seus clientes. Capriche!
A apostila da Coruja Pocket você encontra aqui!
😉

Comentários

Postar um comentário