As temidas bolinhas do feltro!

Um dos maiores pesadelos das artesãs que trabalham com feltro, são as temidas bolinhas que ele forma com o passar do tempo!
Sim, elas são capazes de nos tirar o sono!
Você já viu o porquê do feltro fazer bolinhas aqui. Mas e agora, como aprender a lidar com elas?!

1- Escolha o melhor feltro

Hoje temos várias marcas no mercado e qual escolher vai depender da finalidade da peça e do seu objetivo:

Feltros mais fofinhos ou felpudinhos, tendem à formar mais bolinhas, pois suas fibras são mais soltinhas, porém ficam com um aspecto mais fofo, como de pelúcia. Se a sua peça será apenas decorativa, pode ser uma boa pedida, pois como ele é mais maleável o enchimento confere à ele um aspecto super fofo!
  • Como identificá-lo: passe o dedo pelo feltro algumas vezes, como se estivesse esfregando e observe se a quantidade de fibras (pelinhos) que vai subir na peça será alta. Ele também tende à ser bem macio, por isso levantará bastante pelinho.


Feltros mais compactos e durinhosdemoram um pouco mais para formar as temidas bolinhas. Por serem mais firmes, são ótimos para cortes de detalhes e peças pequenas. Se a sua peça for para um maior manuseio, como chaveiros e dedoches, esse tipo de feltro é o ideal.
  • Como identificá-lo: esfregue um pedacinho do feltro com os dedos e observe a quantidade de pelinhos. Quanto menos pelinhos levantarem, menos fará bolinhas com o tempo.



2- Prevenindo o aparecimento.


Para retardar o aparecimento de bolinhas é possível tratar o feltro com uma mistura de termolina. Porém esse processo vai deixá-lo mais durinho também.
Veja como fazer aqui!
Se esse processo for feito antes da costura da peça, por deixar o feltro mais durinho, o feltro torna-se ideal para o corte de peças menores, que necessitam de maior firmeza no material.
Se o intuito for apenas proteger a peça final, a mistura deve ser borrifada com cuidado. Lembre-se de testar a mistura antes, para ver se o feltro utilizado não vai manchar ou se fizer uso de tinta ou canetas na peça, que podem sofrer alterações com a aplicação da mistura.



3- Retirando as bolinhas


Se você já tem uma peça de feltro que formou bolinhas, pode retirá-las com o auxilio de uma tesourinha, tomando cuidado para não cortar o feltro e danificar a peça ou também pode usar uma lâmina de barbear, com cuidado, retirando apenas as bolinhas.

E você, conhece algum truque para prevenir ou lidar com as temidas bolinhas do feltro?
Coloque aqui nos comentários!!
😉

Comentários