Guardando o feltro corretamente

Você já viu como lidar com as temidas bolinhas do feltro aqui. 
Mas você também sabia, que o  feltro é um material que tem a propriedade de acumular poeira e absorver odores e que por isso é importante que ele seja guardado de maneira correta?
Veja algumas sugestões de como você pode guardar com segurança o seu queridinho do coração:

1- Evite amassados


Guarde sempre o feltro bem dobrado ou enrolado. Isso evita que ele tenha amassados na hora de confeccionar a sua peça. Mas atente-se para deixar o lado direito do feltro (veja aqui como identificar) por dentro da dobra! Assim você terá a certeza que ele sempre estará limpo e livre de bolinhas.


2- Cuidado com a sujeira e os pelinhos


Guarde o feltro separado por cores ou tons, pois como o feltro solta pelinhos, os mais claros podem ficar com aspecto de sujo, caso tenham muito contato com os mais escuros. Feltro branco e/ou muito clarinhos, devem ser guardados em saquinhos, pois sujam com muita facilidade.


3- Não puxe!


Retire com cuidado do armário, estante ou caixa, sem puxar pela borda (como costumam fazer nas lojas de tecido), pois isso estica o feltro e danifica as fibras que foram puxadas e você perderá um pedaço por descuido.


4- Cuidado com odores


O feltro possui a propriedade de absorver cheiros. Por isso é muito importante deixá-los longe da cozinha, cigarro e outros cheiros fortes. Você pode não sentir, mas o seu cliente vai. Imagina ele recebendo uma peça de feltro com cheiro de bife ou cigarro?!
Evite também borrifar perfumes muito fortes. Pode parecer um mimo, deixar a peça cheirosa para o cliente, mas não esqueça de levar em consideração que algumas pessoas tem alergia à perfumes e isso pode não sair como você queria.


5- Mantenha longe de Pets


Eu sou gateira assumida e aprendi que feltro deve ser mantido longe deles!
O feltro atrai muita sujeira, como poeira e pêlos e por mais que tomemos cuidado, pode ser que acabe passando algum pelinho dos nossos filhos de 4 patas e alguns clientes não enxergam isso como algo muito bom. Eu já recebi peças e metragens de feltro com pêlos de animais e realmente o aspecto não é dos melhores.
Sem contar que devemos levar em consideração as pessoas alérgicas. Principalmente se a sua peça for destinada à maternidade.
Sim! Todo cuidado é pouco e por via das dúvidas, deixe sempre o feltro longe dos pets, sejam gatos, cachorros, coelho, periquito, tartaruga, etc..


Conhece alguma outra dica de armazenamento e cuidado com o feltro? Deixe nos comentários!
😉

Comentários