Impermeabilizando o feltro

Faz um tempinho, vi em um grupo no face uma receita para impermeabilizar o feltro, de maneira que o mesmo, depois de um tempo não faria bolinhas. E essa impermeabilização facilitaria o corte.

Resolvi fazer o teste, já que tinha um pote de termolina em casa.
Mas antes, vamos conhecer a termolina?



A termolina leitosa é um produto pronto, que serve para proteger costuras e bordados, evita desfiamentos, impermeabiliza papel, tecidos e isopor, além de endurecer o crochê. Após a secagem ela apresenta um acabamento incolor.
Ela é solúvel em água, fácil de remover de pinceis e bancada de trabalho e não resiste à muitas lavagens.
Inclusive ela pode ser substituida pela cola branca, pelo que vi na minha pesquisa pela internet.

A receita é a seguinte:
30 ml de termolina
30 ml de álcool (normal, aquele liquido)
300 ml de água

Mistura bem e depois é só aplicar no feltro usando um borrifador.

Essa receita deu bastante.. acho que até demais.
Como não tinha borrifador, coloquei em um potinho de perfume spray vazio, que além de ser prático, ainda deu um cheirinho mais gostoso.

Então você pode diminuir as quantidades:
10 ml de termolina
10 ml de álcool
100 ml de água



Feita a misturinha, lá fui eu testar no feltro. Algumas pessoas utilizam a mistura na peça pronta, para que o aparecimento de bolinhas demore mais para acontecer. Outras usam no feltro antes de fazer a peça, para facilitar no corte.



Bom, cortei um pedaço de cada cor de feltro que eu iria utilizar no próximo trabalho, borrifei até umedecer todo a peça e pendurei no varal, pelo cantinho, no sol para secar.
Depois de um tempinho fui conferir o resultado.

O feltro fica durinho, mas não perde muito a maciez de tecido.
Aqui vocês podem ver a diferença do feltro sem a termolina (bem maleável) e com a termolina (durinho).




Pensei: será que fica bom quando encher?

Fui testar óbvio!
Quanto ao corte, facilita muuuito na hora de cortar, principalmente peças pequenas, porque o feltro mais durinho não "desfia" tanto.
Na costura também foi sossegado, gostei bastante até.
E no enchimento, que era a minha preocupação, foi tranquilo também!

Imagina só fazer essas maçãs com 1,5cm sem essa misturinha?!
Ia dar muito mais trabalho com certeza!




Resumindo... adorei!!
S2

Se você precisar usar a peça com a misturinha mágica e não tiver tempo para esperar secar ao sol, você pode passar à ferro.
Massss ATENÇÃO!
NUNCA! Eu disse NUNCA, use o ferro diretamente no feltro!!
Simplesmente porque ele vai derreter... grudar no ferro.. enfim.. Não faça isso!

Eu peguei uma capa de travesseiro, coloquei o feltro no meio e passei.
Esperando sair todo o vapor da misturinha.
Assim que termina de passar ele fica molinho, mas é só deixar ele quietinho esfriando que ele fica durinho.


Misturinha mais que aprovada!!!
:)

Comentários

  1. Aprovado .Parabéns por esse trabalho lindo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Obrigada por dividir sua experiência.

    ResponderExcluir
  3. Ooouuuuu adoreiii...obrigado por partilhar suas dicas...moldes e afins....vou fazer nos meus 😁...bju

    ResponderExcluir
  4. Oi eu fiz esta mistura e o meu feltro ficou todo cheio de bolinha,como se já tivesse usado, por favor me ajudem,tenho que entregar a encomenda é comprei tudo para fazer e não deu certo. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liége, qual a marca do feltro que você comprou?
      Porque o feltro que eu uso é de uma marca bem conhecida.
      Tenta passar à ferro, coloca um tecido por cima do feltro e passa o ferro. Não deixa muito tempo, para não derreter e veja se melhora.

      Beijo
      Fátima

      Excluir
  5. Nossa Fatima. Perfeito processo de experimentação. Muito grata pelo empenho e por partilhar. Virei sua fã. Bons dias e trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. Fiz, apliquei e achei ótimo o resultado!
    Obrigada por compartilhar, suas dicas são ótimas :-)

    ResponderExcluir
  7. amei, muito obrigada, voce fez tudo e nos deu todos os passos mastigadinho, ou seja ja nos deu o peixe pronto, eu sempre quiz ssaber como poderia fazer pra durar mais e mais bonito o trabalho e ai vem voce com tudo muito bem detalhadinho para nós, muitissimo obrigada, amei, amei, amei. beijos

    ResponderExcluir
  8. Na falta do borrifador ... como posso fazer ? Ansiosa pra testar a misturinha 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta... rsrsrs
      Essa mistura tem que ficar bem espalhadinha.. o borrifador é o melhor método.. eu uso aqui um frasquinho de perfume daqueles de spray.. mas demora mais borrifar o feltro com ele..

      bjos!

      Excluir
    2. Eu mergulho o face na mistura( não uso termolina ,uso cola branca) aperto o tecido para sair o excesso( não pode torcer, tem que apertar o feltro). Depois pinduro no varal e espero secar, depois passo o ferro, se o ferro não for a vapor, borrife com água antes

      Excluir
  9. Marcia carla.de Alemat6 de julho de 2016 às 21:59

    Oi Fatima,boa noite.
    Fiz um trabalho com feltro em um tela de madeira e agora queria impermeabiliza-lo, posso usar este mesmo processo ou voce me sugere algo diferente ?
    Grata
    Marcia Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, você pode usar essa mistura na peça pronta sim, mas não sei como ela reage na madeira... eu acredito que não tenha problema, mas faz um teste antes... ;)

      Abraço!

      Excluir
  10. Vou testar já tenho 40 pecinhas pra fazer
    Acho que isso vai salvar e ajudar meu trabalho.
    Grata por compartilhar
    Abraço
    LoBo

    ResponderExcluir
  11. Amei sua explicação, gostaria de saber por quanto tempo posso armazenar essa mistura.
    Desde já agradeço
    Beijao Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Joice!
      Aqui em casa eu já cheguei a deixar por 4 meses e ficou perfeita... só precisa dar uma sacudida antes de usar... e ver se não ficou pedacinhos de termolina no líquido.. se ficar é só passar numa peneira bem fininha para retirar os resíduos ;)

      beijos!

      Excluir
    2. Fátima, fiz e amei o resultado...muito sucesso pra você! Super beijo

      Excluir
  12. Começando a me arriscar no artesanato, muito obrigada pelas dicas. Seu blog foi um achado pra mim <3

    ResponderExcluir
  13. Queria saber se da pra usar em peças aplicadas em roupa , peças pra serem lavadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte de Criar.. eu acredito que sim..
      Nunca testei, mas é bacana fazer um teste antes de usar na peça final.
      ;)

      Excluir
  14. Bom dia , amei a dica, muito obrigada por dividir, estou iniciando no feltro e essa dica é maravilhosa. Parabéns por dividir quanto mais dividimos, mas multiplicamos para nós . beijos e boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  15. Nossa máximo.. além dessa mistura tem algum outro cuidado que vc tem com o feltro? Tipo lavar antes do uso? qquer dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, eu não lavo antes de usar não.. Mas se o cliente quiser lavar a peça depois de um tempo o ideal é não usar a máquina de lavar, não esfregar e secar à sombra.
      Caso o feltro fique com muitas bolinhas, basta apará-las com uma tesoura, ou com um papa bolinhas.
      ;)

      Excluir
  16. Bom Dia!
    Pode me dar mais uma dica, com que vc mediu 30 ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Usei um copo de medida... desses que a gente usa na cozinha mesmo ;)

      Excluir
  17. Fátima, tudo bem amiga..
    qual o volume do álcool que utiliza?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! Eu usei aquele de cozinha.. que compra em mercado.. ;)

      Beijos

      Excluir
  18. Tem como de fazer está goma para borifar?

    ResponderExcluir
  19. Está mistura serve para engomar Chapéu???

    ResponderExcluir
  20. Amei o resultado,obrigada por compartilhar suaa experiências.

    ResponderExcluir
  21. Amei ♥️
    Obrigada ♥️
    Pelas super dicas.
    Que Deus continue abençoando seu trabalho.
    Bjinhus 😘

    ResponderExcluir
  22. Olá, amei a receita, gostaria de saber se com a cola branca precisa fazer a misturinha tbm, obg, bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, adorei sua dica!
    Pensei em fazer um estojo na cor branca. Não suja?

    ResponderExcluir

Postar um comentário