Organizador de moldes

Depois que voltei a fazer peças prontas, uma coisa me pegou de jeito...
Como organizar meus moldes?!
Já estava naquela bagunça super básica, quando passeando pelo Pinterest, dei de cara um os Envelope Book (veja alguns modelos aqui).
E eu super me apaixonei!!!


(Caso você compartilhe as fotos em redes sociais, não esqueça de colocar o endereço do blog, para que outras pessoas consigam ver as explicações, ok?)

Resolvi então fazer os meus, para organizar os meus moldes.
Cada Envelope Book, fiz com 10 envelopes, você compra em papelarias simples ou em cores variadas, esses eu fiz com envelopes brancos.
Recortei na cartolina (melhor no papel cartão) quadradinhos de 1,5cm por 1,5cm, 5 na cor rosa e 5 na cor amarela.




Na parte de trás do envelope, fiz uma marcação com 0,5cm, para que os quadradrinhos fiquem retinhos e marcações de 1,5cm (só um pontinho para marcar) para saber onde encaixar cada quadradrinho.


O primeiro envelope comecei da parte de cima, colando um rosa e um amarelo.


Em seguida colei um envelope de frente, ou seja, um envelope ficou de costas para o outro, com os marcadores no meio.


E fui fazendo isso com os outros marcadores, na ordem para que ficassem encaixados no final como na imagem à seguir.
No primeiro envelope, colei os marcadores logo no começo, marcação 1 e 2, o próximo envelope colei na marcação 3 e 4, o próximo na marcação 5 e 6, próximo 7 e 8 e o último 9 e 10.
Ficando como aquelas divisórias que usamos em fichários.


Aqui os envelopes todos juntos, os marcadores ficarão em "escadinha".


Na parte inferior dos envelopes, fiz uma marcação de 0,5 cm, para colar  a fita de cetim para unir as páginas do Envelope Book.
A fita de cetim tem 1,5cm de largura.
E ela precisa ser uma fita molinha.. para dar flexibilidade ao organizador, principalmente quando os envelopes já estiverem com os moldes.


No primeiro envelope, colei com cola quente e cortei a fita na medida do envelope, é interessante passar a chama do isqueiro, bem rápido na ponta da fita para não desfiar... só percebi isso depois dele pronto..


E colei na parte de trás, outra fita, da mesma maneira.


A parte de baixo da fita fica sem colar... E será colada no próximo envelope.


Coloque o próximo envelope do lado e cole na medida de 0,5cm.
Tomando o cuidado para que fiquem na sequencia certinha dos marcadores.


O primeiro e o segundo envelope ficarão assim:


Na parte de trás do segundo envelope, cole outra fita e vá colando os próximos envelopes da mesma maneira até o último envelope.
Ficará assim:


A capinha, eu fiz antes de pensar em fazer o pap.. então não tenho muitas fotos..
Mas vou explicar como fiz..

Você vai pegar a medida do seu envelope (ex 10 cm de largura por 12 de altura) e vai aumentar 1,5cm na largura (para que o envelope e os marcadores fiquem dentro) e 1 cm na altura (para que fique 0,5 cm à mais pra cima e para baixo).
E corte no feltro liso, 2 vezes, que vai no interior da capa, aqui fiz com um verde água.
Corte também duas vezes no papelão (caixa de supermercado), mas um pouquinho menor... para poder dar a margem da costura, 0,5cm à menos nas laterais já é o suficiente.

Para a capa, marque o molde que usou no feltro liso, no lado avesso, faça a marcação do meio, a medida é 0,5cm para cada conjunto de envelopes. Ou seja, nesse que eu fiz, usei 10 envelopes que deu 5 conjuntos, minha marcação foi de 2,5cm. Em seguida marque novamente o molde do feltro liso.
E fiz uma aba no E.V.A. branco, conforme o modelo à seguir, colando um pedacinho de feltro na ponta, para não escorregar na hora de fechar o organizador.


Depois é só costurar, posicione o feltro liso na parte interna capa, costure a parte de cima, o meio, a parte  de baixo, introduza o papelão e costure a lateral.
Do outro lado, costure a parte de baixo, o meio, a parte de cima, introduza o papelão e costure a lateral, prestando atenção para quando chegar no meio da lateral colocar a aba de E.V.A. e costure até o final.

Como a minha costura no meio ficou um pouco torta, porque é um pouco difícil fazer essa parte à mão, cobri os pontos com uma fita gorgurão na parte da frente, colando as pontinhas para dentro, como na imagem à seguir:


Aqui o detalhe para a aba, colei um pedacinho de feltro na ponta, para não escorregar na hora de fechar.


Aqui como ficou a parte de cima da capa.


Peguei uma tirinha de E.V.A, medi na aba e colei as pontinhas, depois colei na capa, para fazer o encaixe da aba.


Você pode colocar um pedacinho de plástico na parte do centro da capa, antes de colar a fita gorgurão, deixando as laterais livres, para colocar um pedaço de papel com o tema do organizador, assim você sabe quais moldes tem no interior de cada livrinho.


Em seguida é só colar a fita do primeiro envelope e do último, na capa interna.
Se você só colar esses dois envelopes, os envelopes do centro ficarão soltos... eu não gostei muito, então passei um pouquinho de cola no meio para prender as fitas dos envelopes do meio.


E ficou assim:



 

Aqui com o cartãozinho no plástico, para saber qual é qual:


Conforme fui colocando os moldes no interior dos envelopes, escrevi de lápis qual é qual nos marcadores, usando o marcador de cima para o molde do envelope da frente, e o de baixo para o molde de trás.
E os moldes deixo sempre em saquinhos, mesmo dentro do envelope, para não correr o risco de perder as partes pequenas.





Caso você não tenha tempo para fazer os seus organizadores, entra em contato comigo que eu faço por encomenda: fatimasb24@hotmail.com
O valor depende da quantidade de envelopes e do tamanho dos envelopes, que pode ser nesses menores de carta, no pardo médio e no pardo grande, do tamanho de uma sulfite.
É só colocar no campo na mensagem do email esses dados, junto com o seu CEP, para cálculo de frete, que eu te passo o orçamento.

;)



Comentários

Postar um comentário